Chegamos ao ponto em que teremos que síntetisar a nossa crença, por que o campo espiritual engloba tudo o que foi criado e seu Criador. O campo espiritual, por ser a Causa de tudo, tem em si todos os outros campos como a filosofia, a ciência, a arte e etc. Tudo é incluido nos estudos espirituais e por isso se faz necessário uma síntese. Esta somente é alcançada através da Razão Divina que é a capacidade de raciocinar a cerca das coisas espirituais pelo Santo Espírito.
Isto é expresso da seguinte maneira: "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus. As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido". (I CO 2: 9-15)
Somente pelo Espírito Santo, que é a Inteligência de Deus Pulsando em nosso coração, podemos sintetisar a nossa Fé; excluindo dela todo elemento deturpador que o humano colocou ao tentar expressar a Verdade. "Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." (João 16 : 13). O Santo Espírito nos guia em meio a tantas "verdades" que existem por aí.
Ao adentrarmos no Caminho Espiritual e começarmos a entendê-lo nasce a importância de Síntese, pois é através dela que iremos crescer, curando o nosso corpo, alma e espírito. Assim, temos que nos libertar de todo elemento humano que se misturou com a verdade e isto nós fazemos todos os dias através da fórmula: "Julgai todas as coisas e retém o que é bom". e "Falo como a entendidos; julgai vós mesmos o que digo." (I Coríntios 10 : 15)
Tudo o que for de cunho espiritual para estudo importante é com discernimento sintetisar por que passa primeiro pela mão do homem e até o que nós lemos aqui neste blog deve ser exposto a luz, deve ser julgado e guardado apenas o que for bom para o crescimento de nossa alma. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. (1 Co 10:25)
Devemos ouvir a voz da consciência que nada mais é do que o servidor do Espírito que fala através de seu mecanismo. Quando a ouvimos dizer que certos preceitos espirituais não edifica devemos seguí-la pois o seu som é da Voz de Deus.
Julguemos todas as coisas e retivamos o que é bom.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Uma só Familia, Um só Deus e uma só Religião: A Consciência
Deixe sua opinião para juntos crescermos em Espírito e em Verdade.