quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A Graça ou obras da Lei?



A Graça ou obras da Lei?
                                   A Salvação é um Dom do Alto, um Ato de Amor profundo do Criador por Sua criatura, que vem do Verdadeiro Deus; nós não temos participação: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus."  (Efésios 2 : 8). É uma Doação de Deus para cada um de nós. Por nós mesmos nada podemos fazer: "Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer."  (João 15: 5), "Mas se é por graça, já não é pelas obras; de outra maneira, a graça já não é graça. Se, porém, é pelas obras, já não é mais graça; de outra maneira a obra já não é obra."  (Romanos 11:6)
Sabemos que a humanidade perdeu a sua comunhão com Deus nos primórdios da vida quando desobedeceu a Sua ordem explícita de não comer do fruto da ciência do bem e do mal: "E o SENHOR Deus fez brotar da terra toda a árvore agradável à vista, e boa para comida; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore do conhecimento do bem e do mal." (Gênesis 2 : 9) "Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás."  (Gênesis 2:17) A desobediência dessa ordem expressa trouxe complicações para o viver humano e este se afastou de Deus e cada vez mais tem se afastado. 
                                  Este afastamento provocou um abismo entre o Criador e Sua criatura ao ponto deste  perder os vários e valorosos benefícios de estar em comunhão com Deus. A primeira perda foi a Vida Eterna, pois disse o Criador “certamente morrerás”. O homem agora, colhendo frutos de sua ação, já não podia viver eternamente e este tempo de vida é cada vez mais: "Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos."  (Gênesis 6 : 3)
                                  Estes acontecimentos levaram a criatura para cada vez mais longe de seu Criador, se esquecendo de sua origem espírito-divina, se imergindo no mundo dos prazeres ilusórios e dos encantamentos destruidores e assassinos de almas. E o resultado disto tudo é que toda ação gera uma reação, todo movimento de injustiça – desobediência ao que é certo – gera um movimento da Justiça Divina e esta se manifesta como destruição daquilo que gerou o seu movimento: "E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até a ave dos céus; porque me arrependo de havê-los feito. " (Gênesis 6 : 7), "Se porventura de cinqüenta justos faltarem cinco, destruirás por aqueles cinco toda a cidade? E disse: Não a destruirei, se eu achar ali quarenta e cinco."  (Gênesis 18:28)
                                   A Graça é a ação Salvadora do Amor que é Deus. Deus é amor e sabemos que foi este amor que providenciou a nossa salvação, que cancela a escrita de divida com a Justiça Divina que nos era contrária ao nosso DNA Adâmico – nosso pai humano. Como está escrito: "Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz. "(Colossenses 2 : 14), "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."  (João 3 : 16). É a nossa jóia mais preciosa doada por Deus.
                                    O Criador salva a Sua criatura independentemente dela merecer  ou não; por que não somos nós e sim Ele que intercede no universo por nós através de Cristo que é o Filho Sagrado de Seu Coração – O Agente do Amor no universo.
                                   "Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós,"  (Romanos 4 : 16), "Pelo qual também temos entrada pela fé a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus."  (Romanos 5:2), "Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um só homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos."  (Romanos 5:15), "Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo."  (Romanos 5:17), "Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor."  (Romanos 5:21),

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma só Familia, Um só Deus e uma só Religião: A Consciência
Deixe sua opinião para juntos crescermos em Espírito e em Verdade.