sábado, 18 de agosto de 2012

Revelação do Cristo e o direito humano


                                A história de Isaac é uma outra lenda. Rebeca é o tipo de mulher oriental, laboriosa, hospitaleira, parcial em suas afeições, astuta e ardilosa em suas manobras. Jacó e Esaú são ainda os dois tipos reproduzidos de Caim e Abel; mas aqui Abel se vinga; a inteligência emancipada triunfa pela astúcia. Todo o gênio israelita está no caráter de Jacó, o paciente laborioso suplantador que cede à cólera de Esaú, torna-se rico e compra o perdão de seu irmão. Quando os antigos queriam filosofar, contavam, nunca se deve esquecer.
                                A história ou lenda de José contém em germe todo o gênio do Evangelho, e Cristo, desconhecido por seu povo, teve de chorar mais de uma vez ao reler esta cena em que o governador do Egito lança-se ao pescoço de Benjamim dando um grito e dizendo: "Eu sou José!" Israel torna-se o povo de Deus, isto é, o conservador da idéia e o depositário do Verbo. Essa idéia é a da independência humana e a da realeza pelo trabalho, mas é ocultada com cuidado, como um germe precioso. Um signo doloroso e indelével é imprimido nos iniciados, toda imagem da verdade é proibida, e os filhos de Israel velam, segurando o sabre em torno da unidade do tabernáculo.  Hermor e Siquém querem introduzir-se pela força na família sagrada e perecem com seu povo em conseqüência de uma falsa iniciação. Para dominar os povos, é preciso que o santuário já esteja cercado de sacrifícios e terror.
                                 A servidão dos filhos de Jacó prepara sua libertação: eles têm uma idéia, e não se acorrenta uma  idéia; têm uma religião, e não se violenta uma religião; são por fim um povo, e não se acorrenta um verdadeiro povo. A perseguição suscita vingadores, a idéia encarna-se num homem, Moisés levanta, o Faraó cai e a coluna de nuvens e chamas que precede um povo livre avança majestosamente no deserto.
                                 O Cristo é o pai e o rei pela inteligência e pelo amor.
                                 Recebeu a unção santa, a unção do gênio, a unção da fé, a unção da virtude que é a força. Ele vem quando o sacerdote está esgotado, quando os velhos símbolos não têm mais virtudes, quando a pátria da inteligência está extinta.
                                 Vem para fazer Israel voltar à vida e, se não puder galvanizar Israel, morto pelos fariseus, ressuscitará o mundo abandonado ao culto morto dos ídolos. Cristo é o direito do dever!
                                  O homem tem o direito de cumprir o seu dever e não tem outro.
                                  Homem, tens o direito de resistir até a morte a quem quer que te impeça de cumprir o teu dever! Mãe! teu filho afoga-se; um homem impede-te de socorrê-lo; feres esse homem e corres a salvar teu filho!... Quem ousará condenar-te?...
                                  Cristo veio para opor o direito do dever ao dever do direito.
                                  O direito para os judeus era a doutrina dos fariseus. E, com efeito, pareciam ter adquirido o privilégio de dogmatizar; não eram eles os legítimos herdeiros da sinagoga? Tinham o direito de condenar o Salvador, e o Salvador sabia que seu direito era o de resistir-lhes.
                                  O Cristo é a protestação viva.
                                  Mas protestação de quê? Da carne contra a inteligência? Não!
                                  Do direito contra o dever? Não!
                                  Da atração física contra a atração moral? Não! não!

                                  Da imaginação contra a razão universal? Da loucura contra a sabedoria? Não, mil vezes não, ainda uma vez! O Cristo é o dever real que protesta eternamente contra o direito imaginário. É a emancipação do espírito que quebra a servidão da carne. É a devoção revoltada contra o egoísmo. É a modéstia sublime que responde ao orgulho: Eu não te obedecerei! O Cristo é viúvo, o Cristo é só, o Cristo é triste: por quê? É que a mulher prostituiu-se. É que a sociedade é acusada de roubo.
É que a felicidade egoísta é ímpia. Cristo é julgado, condenado, executado, e nós o adoramos! Isso se passou num mundo talvez tão sério quanto o nosso. Juizes do mundo em que vivemos, sede atentos e pensai naquele que julgará vossos julgamentos. Mas, antes de morrer, o Salvador legou a seus filhos o símbolo imortal da salvação: a comunhão. Comunhão! União comum! Última palavra do Salvador do mundo.
O pão e o vinho repartidos entre todos, disse ele, é minha carne e meu sangue!
Ele deu sua carne aos carrascos, seu sangue à terra que quis bebê-lo: e por quê? Para que todos repartam o pão da inteligência e o vinho do amor. Ó signo da união dos homens! Ó mesa comum! Ó banquete da fraternidade e da igualdade! quando enfim serás melhor compreendido? Mártires da humanidade, vós que destes a vida para que todos tivessem o pão que alimenta e o vinho que fortifica, também não dizeis ao impor a mão sobre esses símbolos da comunhão universal: Isso é nossa carne e nosso sangue! E vós, homens do mundo inteiro, vós a quem o Mestre chama irmãos: oh, não sentis que o pão universal é Deus! Devedores do crucificado.
                                  Vós todos que não estais prontos para dar à humanidade vosso sangue, vossa carne e vossa vida não sois dignos da comunhão do Filho de Deus! Não o façais derramar seu sangue sobre vós, pois faria nódoas sobre vossa fronte!
Não aproximeis vossos lábios do coração de Deus, ele sentiria vossa mordedura. Não bebais o sangue do Cristo, queimaria vossas entranhas; já é suficiente que ele o tenha derramado inutilmente por vós!

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