terça-feira, 23 de outubro de 2012
O papel da Consciência na vida do discípulo de Cristo
A Consciência é a Porta Voz direta do Criador e quando ela fala dentro de nossa mente podemos afirmar que o próprio Criador falou. É o mecanismo usado pelo Santo Espírito e podemos dizer que é a essência do mesmo. Nos dá um senso profundo do que é certo e errado, tendo o poder de sempre optar pelo certo não por medo mas por saber que no certo mora a justiça agradável a Essência.
Quando temos contato com a Consciência temos contato com Deus, pois a Cosnciência é a imagem e semelhaça Dele em nós. Impossível conhecer a Deus sem ter tido um contato com a essência da Conciência dentro de nós e reconhecer que ela é algo dentro de nós que deve ser o ouvido e respeitado; que nos guia com a Luz do Cristo. A Luz do Cristo é a Consciência despertada dentro de nós.
Se erramos perante o próximo, perante Deus ou perante nós mesmo no mesmo momento surge dentro de nós um peso amargo de se estar errando e que este erro exige um concerto e isto se não for tarde de mais. Este peso nada mais é do que a indicação da Consciência do nosso erro. Este é o papel da Consciência: nos avisar, nos alertar, nos dá conselhos, nos dirige; sendo ela uma ferramenta de Deus Vivo - Pai Filho Espírito - para nos administrar.
A Consciência é o Juiz Supremo dentro de nós e como já sabemos temos que respeitá-la e valorizar a sua direção. Quanto maior for a comunhão com Deus - a submissão aos mandamentos divinos - maior será a nossa sensibilidade à Sua Voz que nos falará por intermédio da Consciência.
Mas temos que ter cuidado, pois dentro de nós ecoam muitas vozes: dos desejos, das emoções etc. Todas essas vozes tedem a nos arrastar para o lodaçal das ilusões e nos acorrentar a elas. Temos que ter discernimento para reconhecer a Voz da Consciência dentro de nós, ou seja, aprender a ouví-la; condicionando o nosso instrumento interior para poder sintonizá-la sempre. O discípulo de Cristo tem a necessidade de saber ouví-la para se guiar por Seu intermédio.
A consciência nos avisa dos perigos do caminho e um exemplo: Quantos de nós, antes de tomar determinada atitude que hoje sabemos ser errada, algo dentro falou para não agirmos e mesmo sendo avisados prosseguimos em agir e amargamos um resultado penoso. Quem nos avisou foi a Consciência e se tivéssemos ouvido o resultado seria outro. O discípulo tem que aprender a se sintonizar com a Consciência dentro de si e isto significa se sitonizar com a Voz do Criador.
Infelismente o que vemos por aí a deformação da Consciência, a sua cauterização, o seu endurecimento e sem consciência o amor também se esfria. E isto se deve a religiosidade que por aí e a sua incapacidade de gerar dentro do ser humano o embrião da Consciência; resultando em uns poucos dominando muitos. Não se pensa, não se raciocina; tudo é feito de maneira institiva, como animais. Infelismente.
Deus fala por intermédio da Voz da Consciência e a esta temos que ouvir e respeitar, pois é a essência de Deus dentro de nós. Este é o papel da Conciência na vida dos discípulos de Cristo e cada um tem o dever de estabelecer a hierarquia dentro de si: A Consciência manda.
A consciência fala quando Deus fala
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Uma só Familia, Um só Deus e uma só Religião: A Consciência
Deixe sua opinião para juntos crescermos em Espírito e em Verdade.