domingo, 20 de outubro de 2013

A Razão Amorosa e o Amor Racional





                                  O Exoterismo prepara a alma para o Esoterismo e um verdadeiro exoterista tem a qualidades ideais para se tornar um verdadeiro Ser Espiritual. Não digo espiritualista por que este ainda não encontrou a Essência dentro de si e ainda, como um cego, procura pela "Luz que ilumina todo homem".
                                  A duas faces da Verdade Única são duas colunas que entram na construção do Templo da Alma: o Amor e a Razão. O Esoterismo é esta e o Exoterismo representa aquela.
                                 Uma alma não modelada pelo Amor não pode de modo algum entrar em contato com os ensinos da Razão por que estes implicam no desvelamento real das Coisas Sagradas e que um profano se destruiria ou destruiria a tudo que estivesse ao seu redor se as conhecessem.
                                  O Amor são os Frutos do Espírito e a Razão são os Dons do Espírito. Obter Dons, Virtudes ou Poderes sem ter a caráter para utilizá-los em prol do Bem Geral é o maior perigo, não para outrem, mas para si próprio. O Amor guia a Razão Luz e a Razão guia o amor nas sombras.
                                  O Amor, sendo o vínculo da perfeição, eleva a alma ao Mundo da Luz e a Razão baixa a Luz ao Mundo da Sombra. Os amorosos elevam o seu ambiente ao "Nível Celeste" e os racionais baixam os Seres Celestes ao "Nível Terrestre". O Amor espiritualiza a Razão e esta, por sua vez, conscientiza o Amor. O Amor é a Lei, mas o Amor sob a Razão.
                                   Amor sem o elemento Racional, o Verbo, é apenas um sentimento humano que muitas vezes é confundido com o amor fraternal, com o amor próprio, ou pior ainda, com o amor conjugal ou sexual. Sem Razão o Amor Espiritual não existe. Da mesma maneira a Razão sem o elemento Amoroso é algo insensível, desprovido de compaixão e misericórdia; incapaz de ver a necessidade do próximo que está ao seu redor.
                                   Separados, Amor e Razão se excluem mutuamente, mas quando se casam se tornam uma só fragrância, a mais linda flor no jardim, um céu azul e sem nuvens, um oceano calmo sem ondas.
                                   E assim diz o Amor: "Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho."  (Cantares 1 : 2) E a Razão responde: "Favos de mel emanam dos teus lábios, minha esposa! Mel e leite estão debaixo da tua língua, e o cheiro dos teus vestidos é como o cheiro do Líbano."  (Cantares 4 : 11)
                                   "ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso CULTO RACIONAL."  (Romanos 12 : 1) mas, "Ame ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo."  (Lucas 10 : 27)
                                     "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo;"  (I Pe2 : 2)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma só Familia, Um só Deus e uma só Religião: A Consciência
Deixe sua opinião para juntos crescermos em Espírito e em Verdade.