terça-feira, 15 de janeiro de 2013
O Homem Interior e o homem exterior - Bipolaridade
É sempre bom cada um de nós refletirmos sobre as duas naturezas que vivem dentro de nós, que hora nos empurra para o céu e outrora nos empurra para o inferno. Sabemos que o céu é a comunhão com o Divino e o inferno é a separação do Divino. É totalmente real os dois seres que existem dentro de nós e o apóstolo Paulo nos deu conhecimentos importantes para entendermos tais seres.
A respeito das duas naturezas Paulo nos escreve: "Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;" (Romanos 7 : 22), "Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;" (Efésios 3:16)
É totalmente concebível a diferença entre estas duas naturezas que jazem dentro de nós: uma se compraz nas coisas de Deus, sempre querendo ter comunhão com Ele e a outra insiste em se afastar Dele. Quantos de nós tem dado ouvido a natureza divina dentro de nós? Quantos a tem fortalecido pelo afirmar o nome do Criador?
Todos nós temos experiências bem delimitadas com cada uma dessas naturezas, principalmente nós que entendemos que Cristo é a Verdade que vive na eternidade. Lutamos contra tudo o que é o homem exterior tentando nos firmar no homem interior que sente prazer na verdade. Isto é um verdadeira bipolaridade que deve ser resolvida: Quem realmente queremos seguir:
Cristo nos disse: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Marcos 14 : 38). O espírito é o homem interiro que já está preparado e a carne é o homem exterior que se corrompe e desobedece as regras divinas do ser. Temos que dar importância devida a este aspecto do caminho Cristão por que jaz em nós mesmo o que pode nos salvar e o que pode nos destruir eternamente.
O apóstolo Tiago nos diz: "O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos." (Tiago 1 : 8) Isto é o que não pode acontecer: titubear entre dois caminhos, entre dois pensamentos, entre duas naturezas; isto nos paralisa e não conseguiremos realizar nossos objetivos. Paulo via isto como uma tristeza muito profunda: "Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?" (Romanos 7 : 24), "Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero esse faço." (Romanos 7 : 19), "Porque o que faço não o aprovo; pois o que quero isso não faço, mas o que aborreço isso faço." (Romanos 7 : 15), "De maneira que agora já não sou eu que faço isto, mas o pecado que habita em mim." (Romanos 7:17)
Todos temos duas naturezas operando em nós e a única maneira de vencer essa batalha: "Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis." (Romanos 8 : 13) Mortifiquemos o homem exterior e assim fortaleceremos o homem interior em nosso caminho.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Uma só Familia, Um só Deus e uma só Religião: A Consciência
Deixe sua opinião para juntos crescermos em Espírito e em Verdade.