sábado, 5 de março de 2011
Desenvolvimento da boa vontade
Aspiração, desejo que pode ser de variada intensidade. Esta determina a profundidade, a carga emocional, o conteúdo, o grau de interesse que se relaciona com a permanência dentro de nós, ou seja, diz respeito ao afinco, à firmeza, à duração e à persistência. Do impulso que surge deveríamos começar a fazer a elaboração mental, articulando pensamentos, plasmando idéias, ponderando possibilidades, prevendo obstáculos, balanceando impedimentos, avaliando nossa própria capacidade de realização. É bem verdade que muitas vezes as aspirações ou os impulsos não são conscientizados e nem mentalmente elaborados; ocorrendo apenas na superfície e por isso mais fugazes. Essa elaboração, trazendo os bons impulsos para a consciência, deve ser intensificado, pois contribui grandemente para fundamentarmos com base nas importantes aspirações.
Combater os momentos de desânimo, exercendo domínio progressivo sobre nossas paixões e apegos, vencendo os obstáculos criados pelas nossas próprias fraquezas, limitações psicológicas, receios e incertezas. Dessa forma, desenvolvemos nosso autodomínio, ou seja nosso próprio domínio nessa fase de combate dentro de nós mesmos, no silêncio operoso em que vamos firmando os bons propósitos, concretizando-os conscientemente.
O domínio reflete na deliberação. Analisando conscientemente, observando e avaliando os acontecimentos da vida diária. As indecisões representam a nossa falta de exame e de ponderação das situações vividas. Discernimos aferindo resultados. Daí escolhemos os rumos, deliberamos o que fazer. Esse procedimento analítico, podemos cultivá-lo, até mesmo sem grande esforço, é um hábito que nos agrada muito, coloca nossa imaginação e a nossa criatividade em ação.
A ação é a conclusão de toda a seqüência encadeada, é a prova das nossas intenções, é a manifestação viva, palpável, a concretização daqueles impulsos que foram articulados na esfera dos nossos pensamentos. É a própria idéia condensada, materializada numa realização.
Os impulsos e pensamentos são emissões de energia que direcionamos para um certo alvo, as ações são as expressões concretas, dessas formulações, visíveis pelos seus efeitos. A "vontade", como vimos, não estaciona no impulso, prossegue no autodomínio, se firma na deliberação, começa a tomar forma na determinação e se conscientiza nas ações. É um complexo dinâmico de fatores ativos que gera energia transformadora a partir dos impulsos, emitindo ondas indutoras, que se fortalecem pela intensidade na concentração dos pensamentos, constituindo nos campos mentais as conquistas, vencendo e bombardeando os princípios mentais cristalizados que se contrapõem àqueles impulsos renovadores.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Uma só Familia, Um só Deus e uma só Religião: A Consciência
Deixe sua opinião para juntos crescermos em Espírito e em Verdade.