Cremos em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, o Criador do céu e
da terra, das coisas visíveis e invisíveis. E em um só Senhor Jesus Cristo, o
Filho de Deus, o Unigênito de Deus o Pai, o Unigênito, que é da essência do
Pai. Deus de Deus, Luz de Deus, Luz verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado e não
feito; da natureza mesma do Pai, por quem todas as coisas vieram a existir, no
céu e na terra, visíveis e invisíveis. Quem de nós a humanidade e para nossa
salvação desceu dos céus, se encarnou, foi feito humano, nasceu perfeitamente
da Santíssima Virgem Maria pelo Espírito Santo.
Por quem Ele tomou corpo, alma e mente, e tudo o que está no
homem, verdadeiramente e não na aparência. Ele sofreu, foi crucificado, foi
sepultado, ressuscitou ao terceiro dia, subiu ao céu com o mesmo corpo, [e] se
sentou à direita do Pai. Ele está para vir com o mesmo corpo e com a glória do
Pai, para julgar os vivos e os mortos; do Seu reino não tem fim.
Acreditamos no Espírito Santo, no incriado e perfeito, que
falou através da Lei, os profetas, e os Evangelhos; que desceu sobre a
Jordânia, pregado pelos apóstolos, e viveu nos santos. Acreditamos também em
apenas um, Universal, Apostólica, e [Santo] Igreja e, em um batismo de
arrependimento, para remissão e perdão dos pecados e na ressurreição dos
mortos, no julgamento eterno das almas e corpos, e o Reino dos Céus e na vida
eterna.
Fiéis aos santos Pais, todos
nós, perfeitamente unânimes, ensinamos que se deve confessar um só e mesmo
Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, perfeito quanto à divindade, e perfeito
quanto à humanidade; verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem, constando de
alma racional e de corpo, consubstancial com o Pai, segundo a divindade, e
consubstancial a nós, segundo a humanidade; em tudo semelhante a nós,
excetuando o pecado; gerado segundo a divindade pelo Pai antes de todos os séculos,
e nestes últimos dias, segundo a humanidade, por nós e para nossa salvação,
nascido da Virgem Maria, mãe de Deus; um e só mesmo Cristo, Filho, Senhor,
Unigênito, que se deve confessar, em duas naturezas, inconfundíveis, imutáveis,
indivisíveis, inseparáveis; a distinção de naturezas de modo algum é anulada
pela união, antes é preservada a propriedade de cada natureza, concorrendo para
formar uma só pessoa e em uma subsistência; não separado nem dividido em duas
pessoas, mas um só e o mesmo Filho, o Unigênito, Verbo
de Deus, o Senhor Jesus Cristo, conforme os profetas
desde o princípio acerca dele testemunharam, e o mesmo Senhor Jesus nos
ensinou, e o Credo dos santos Pais nos transmitiu.
Quem quiser salvar-se deve antes de tudo professar a fé
de Cristo.
Porque aquele que não a professar, integral e
inviolavelmente, perecerá sem dúvida por toda a eternidade. A fé de Cristo consiste em adorar um só Deus em três
Pessoas e três Pessoas em um só Deus .Sem confundir as Pessoas nem separar a substância.
Porque uma só é a Pessoa do Pai, outra a do Filho, outra
a do Espírito Santo.
Mas uma só é a divindade do Pai, e do Filho, e do
Espírito Santo, igual a glória e coeterna a majestade.
Tal como é o Pai, tal é o Filho, tal é o Espírito Santo. O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado. O Pai é imenso, o Filho é imenso, o Espírito Santo é imenso. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. E, contudo não são três eternos, mas um só eterno. Assim como não são três incriados, nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso. Da mesma maneira, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente. E, contudo não são três onipotentes, mas um só onipotente. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus. E, contudo não são três deuses, mas um só Deus. Do mesmo modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor. E, contudo não são três senhores, mas um só Senhor. Porque, assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada uma das Pessoas é Deus e Senhor, do mesmo modo a religião católica nos proíbe dizer que são três deuses ou senhores.
Tal como é o Pai, tal é o Filho, tal é o Espírito Santo. O Pai é incriado, o Filho é incriado, o Espírito Santo é incriado. O Pai é imenso, o Filho é imenso, o Espírito Santo é imenso. O Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espírito Santo é eterno. E, contudo não são três eternos, mas um só eterno. Assim como não são três incriados, nem três imensos, mas um só incriado e um só imenso. Da mesma maneira, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espírito Santo é onipotente. E, contudo não são três onipotentes, mas um só onipotente. Assim o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espírito Santo é Deus. E, contudo não são três deuses, mas um só Deus. Do mesmo modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, o Espírito Santo é Senhor. E, contudo não são três senhores, mas um só Senhor. Porque, assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada uma das Pessoas é Deus e Senhor, do mesmo modo a religião católica nos proíbe dizer que são três deuses ou senhores.
O Pai não foi feito, nem gerado, nem criado por ninguém. O Filho procede do Pai; não foi feito, nem criado, mas
gerado. O Espírito Santo não foi feito, nem criado, nem gerado,
mas procede do Pai e do Filho. Não há, pois, senão um só Pai, e não três Pais; um só
Filho, e não três Filhos; um só Espírito Santo, e não três Espíritos Santos. E nesta Trindade não há nem mais antigo nem menos antigo,
nem maior nem menor, mas as três Pessoas são coeternas e iguais entre si. De sorte que, como se disse acima, em tudo se deve adorar
a unidade na Trindade e a Trindade na unidade.
Quem, pois, quiser salvar-se, deve pensar assim a
respeito da Trindade. Mas, para alcançar a salvação, é necessário ainda crer
firmemente na Encarnação de Nosso Senhor Jesus Cristo. A pureza da nossa fé consiste, pois, em crer ainda e
confessar que Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, é Deus e homem. É Deus,
gerado na substância do Pai desde toda a eternidade; é homem porque nasceu, no
tempo, da substância da sua Mãe. Deus perfeito e homem perfeito, com alma racional e carne
humana. Igual ao Pai segundo a divindade; menor que o Pai segundo
a humanidade. E embora seja Deus e homem, contudo não são dois, mas um
só Cristo. É um, não porque a divindade se tenha convertido em humanidade, mas
porque Deus assumiu a humanidade. Um, finalmente, não por confusão de substâncias, mas pela
unidade da Pessoa. Porque, assim como a alma racional e o corpo formam um só
homem, assim também a divindade e a humanidade formam um só Cristo. Ele sofreu a morte por nossa salvação, desceu aos
infernos e ao terceiro dia ressuscitou dos mortos. Subiu aos Céus e está sentado a direita de Deus Pai
todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. E quando vier, todos os homens ressuscitarão com os seus
corpos, para prestar conta dos seus atos. E os que tiverem praticado o bem irão para a vida eterna,
e os maus para o fogo eterno.
Esta é a fé de Cristo, e quem não a professar fiel e
firmemente não se poderá salvar. Nisto cremos.
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Uma só Familia, Um só Deus e uma só Religião: A Consciência
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