quinta-feira, 31 de maio de 2012

A Razão: instrumento que mostra a realidade


                                A razão é uma faculdade do espírito que nos revela a realidade de todas as coisas, que nos faz discernir entre o bem e o mal, a justiça e a iniquidade e nos faz escolher o lado do bem e da justiça. Quem não desenvolve a Razão são aqueles que a sociedade nomeia de "sem juízo", pois a razão nos leva a "julgar todas as coisas e a reter o que é bom e proveitoso para o nosso desenvolvimento espiritual".
                                Sabemos que existem vários reinos da vida: mineral, vegetal, animal, nominal(ou racional) e o angelical(ou celestial). O homem se enquadar no reino racional e somente é um ser humano verdadeiro quando ele tem em si a razão bem desenvolvida, sendo esta a responsável pelo desenvolvimento intelectual e divino de cada um de nós.
                                A razão é a capacidade de pensar conscientemente que é o oposto de ter pensamentos incoscientes. Pensar é a concentração sobre determinado assunto ou critério e gerar uma resultado ou uma conclusão; ter pensamentos é a mudança de imagens mentais no ambiente interior sem a participação da vontade humana consciente.
                                O homem que não tem em si bem desenvolvida a faculdade da razão não consegue ter o discernimento entre o bem e o mal, entre a justiça e a iniquidade; nem muito menos optar pelo certo, pelo bem e pela justiça. Assim temos a conclusão de que a razão ou juízo ou ainda a consciência é a manifestação do Espírito Divino no homem.
                                Atravéz da razão o homem filtra todas os acontecimentos dentro de si e fora de si optando sempre pelo que é digno, que está em confomidade a vontade do Pai Celeste, que é louvável e valoroso. Pela razão o homem age a justiça e de outro modo isto não pode acontecer.
                                A razão somente se desenvolve com o conhecimento das verdades espirituais, da sabedoria que emana do Cristo para esta terra. Cristo é a razão do Criador no mundo e sendo a razão da vida com o seu sacrfício Ele se tornou sabedoria dentro de cada um de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma só Familia, Um só Deus e uma só Religião: A Consciência
Deixe sua opinião para juntos crescermos em Espírito e em Verdade.