quinta-feira, 23 de junho de 2011

Atitudes sentimentais e atitudes racionais




                                            Nosso centro emocional conhecido como coração, ou a parte da alma que reconhece e processa os sentimentos; as vezes nos acorrenta a paixões totalmente enganáveis e prejudiciais que nos coloca em situações que poderíamos evitar se agíssemos racionalmente como seres espirituais e não sentimentalmente como seres humanos animalizados.
                                             Tendemos a agir segundo a nossa natureza humana animalizada, que ainda não se desenvolveu e não pode ver a essência das coisas, dos momentos, dos acontecimentos e principalmente da vida. Agir sentimentalmente é agir cegamente, por impulso e pior ainda por instinto animalizado. O resultado de tais atitudes é lamentável e sempre dão uma recompensa não muito agradável a quem toma atitudes dessa maneira.
                                             Nunca devemos tomar atitudes baseadas em sentimentos ou instinto, temos sempre que recorrer a razão e ao juízo que é a voz da boa consciência que nos guia a todo bem. As nossas atitudes não devem ser tomadas do primeiro impulso, mas devem ser controladas pela voz da razão que nos diz acertadamente o que fazer de maneira que tal seja em direção ao bom e ao bem; o que as atitudes tomadas por instinto não nos proporciona.
                                              O coração, ou seja, os sentimentos, as emoções sempre estão em movimento dentro de nós e a nossa responsabilidade é colocá-los a luz da razão, sob o domínio da consciência, do espírito para que tenhamos sempre ações que são inspiradas pelo e para bem da humanidade. Uma atitude mal tomada pode matar almas tirando a oportunidade que cada uma delas tem de conhecer face a face o seu Criador.


Fé e Luz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma só Familia, Um só Deus e uma só Religião: A Consciência
Deixe sua opinião para juntos crescermos em Espírito e em Verdade.