domingo, 6 de março de 2011

Causa e efeito


                                         O Princípio de Causa e Efeito expressa a verdade de que a Lei rege o Universo; que a casualidade não existe, pois a casualidade é o nome de uma coisa existente, porém, desconhecida pelo homem. Crer na casualidade seria subtrair os fenômenos do universo ao domínio da lei e da ordem, e deixá-los em poder da arbitrária e cega lei do acaso ou do azar.
                                         Nada poderia no universo independente das leis estabelecidas. Não é possível imaginar-se a existência de algo fora e independente do todo; contrariamente, esse algo invalidaria as leis da natureza e submergiria o universo no caos... Então a chamada casualidade não seria mais do que a expressão relativa de causas ignoradas ou difíceis de compreender. Nos próprios jogos de azar rege a lei de causa e efeito... Cada vez que um dado cai à mesa e mostra um de seus seis números, obedece a uma lei tão infalível como a que governa a revolução dos planetas em torno do Sol. A posição do dado, a quantidade de energia muscular empregada para tirá-lo da caixa, a condição da mesa, o sentir interno, a disposição de ânimo, etc..., são causas invisíveis que produzem um efeito visível. Se fossemos capazes de examinar as causas determinantes, veríamos que o dado não poderia cair de outro modo nas mesmas circunstâncias e em igualdade de tempo. Nada sucede sem uma causa ou combinação de causas.
                                         A lei de causa e efeito refere-se unicamente à sucessão das coisas; isto é, ao resultado ou conseqüência de outro sucesso precedente, como temos visto e estudado na obra A Religião dos Sábios. Existe continuidade entre o sucesso precedente, conseqüente e subseguinte. Se a telha de uma casa se desprende e cai sobre a cabeça de um homem e o mata, parece-nos à primeira vista um acontecimento casual; porém, estudando detidamente os acontecimentos, veremos que a chuva recente abalou a parede da casa, depois consideramos a posição do homem e logo devemos analisar porque caiu sobre a cabeça desse homem e não sobre a de outros que estavam com ele. Em suma, veria-nos envoltos em uma enorme rede de causas e efeitos.
                                          Cada pensamento e cada ato produz seus resultados, que se unem na cadeia interminável de causas e efeitos. Assim como uma pessoa tem pai e mãe, quatro avós, oito bisavós, dezesseis tetravôs e assim sucessivamente, o mesmo acontece no número de causas e efeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma só Familia, Um só Deus e uma só Religião: A Consciência
Deixe sua opinião para juntos crescermos em Espírito e em Verdade.