domingo, 13 de fevereiro de 2011
Inteligência e fé
A vontade humana sempre quer crer, levando as pessoas a se apegarem a dogmas religiosos e profanos. Muitos poderiam dizer que minha fé é vã, que tudo o que creio seja uma perda de tempo, assim racionalmente há duas hipóteses:Crer ou não crer e perder meu tempo, ou crer e ter a vida eterna.
Retomei o conceito de inteligência e experimentei projetá-lo um pouco mais longe, libertado-o das amarras e das vendas materialistas, a inteligência era a qualidade abstrata comum e característica dos processos intelectuais movidos pela vontade, atenho minha vontade à escolha mais inteligente, inteligência é Fé.
A Fé à luz da inteligência também procura argumentos e razões, felizmente para mim a graça da Fé veio antes da razão para ter a Fé. A nossa inteligência não é ilimitada, uma grande parte de mistério existe, devido à nossa limitada Fé a inteligência também é limitada, há limites intelectuais na ciência, na vida afetiva e nos condicionamentos físicos etc.
Veja-se os limites da inteligência no conhecimento do infinito, e a relativa impotência do homem diante do mundo e do tempo. A verdadeira Fé é um dom Divino, que ao lado da inteligência e da vontade afasta o homem da mediocridade, do ceticismo e do fanatismo.
No que concerne à inteligência é preciso notar que as verdades em que cremos estão acima do espírito humano, a fé obriga a inteligência a se elevar a objetos que estão além das possibilidades dos sentidos, a objetos que, por sua própria natureza, são maximamente inteligíveis.
As profundezas da sabedoria do Criador sem o dom da Fé, seriam para sempre tesouros escondidos à inteligência humana, é necessário para crer uma graça interior, um dom que clareie a abstração de nossa inteligência, e faça a alma humana receber com pureza e docilidade a palavra da Inteligência Infinitamente Sábia.
A vontade é a essência que nos inspira na busca da razão em nossos corações e mentes, nos ajudando cada vez mais a ter esperança e inteligência. Do ponto de vista da vontade, a Fé é o dom que apóia a vontade humana a se submeter humildemente à verdade divina e levar a inteligência a dar seu pleno consentimento a esta mesma verdade, esta vontade tão frágil precisa que o socorro divino a arrebate à sua própria fraqueza, e a ponha em conformidade com a sensatez e a razão, e suprima a malícia e a imbecilidade.
A firme adesão da inteligência à verdade da fé é um conhecimento que alcança seu objeto movido pela vontade. Devemos ter muito cuidado, muitos falam de oração, de fé, de Espírito, isso é o entusiasmo sentimental que se esforçam em ter, que provocam com seus cânticos, e que os levam a manifestar de modo ativo certa dedicação pelas coisas da religião, mas não é isso a Fé.
A verdadeira Fé não é algo teórico, ela se manifesta no amor do Criador para conosco, nos mantendo apesar de nossas falhas, a Fé reside na Caridade, na prática do verdadeiro amor ao próximo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Uma só Familia, Um só Deus e uma só Religião: A Consciência
Deixe sua opinião para juntos crescermos em Espírito e em Verdade.