quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Transmutação



                                        Para construir algo, temos primeiro que destruir; em todo ato criativo está presente a força destruidora e não poderia haver evolução sem destruição de formas. Na natureza observamos, as vezes, que os elementos que atuam com muita força e provocam grandes mudanças que servem para eliminar coisas que estão demais, ou limpar a própria natureza. Muitas vezes em nossas vidas podemos encontrar destruições que nos afetam e que nos magoamos por isso. Se temos paciência, descobriremos que em muitas dessas destruições nem sempre houve um motivo e que as conseqüências posteriores foram positivas para nós.
                                        Para conseguir então realizar as transformações em nossas vidas, devemos obrigatoriamente provocar destruições de hábitos, apegos, ressentimentos, zelos, inépcia, criticas, medos, iras, cobiças, ódios, apatia, fraquezas, indecisões etc. Para propormos uma modificação ou uma transformação, devemos empregar em primeiro lugar um reconhecimento. Isto se consegue com uma retrospecção. Uma vez conhecido o mau condicionamento, ainda tendo a vontade de modificar, passamos por uma etapa dolorosa, já que nosso ego não gosta de ser questionado, (os apegos são difíceis de se retirar, para saudar um inimigo necessitamos humildade, para não criticar necessitamos tolerância etc). É por isso que necessitamos de muita força, vontade, disciplina e perseverança.
                                        Uma vez que conseguimos o objetivo, nos sentimos vitoriosos, vem até nós um prazer de harmonia, tranqüilidade, de estar em ordem com o divino, de ser mais livres, de amar ao Creador, de estar em concordância com a Creação. Dependendo do mal condicionamento que eliminemos ou destruirmos, vamos descobrindo uma nova luz no horizonte, algo que não conhecíamos, algo novo que nos provoca uma grande alegria interna, expectação, entusiasmo e identificação com o divino. Essa alegria do vencedor, do lutador que obteve uma formosa presa, porque assim conquistamos a consciência da imortalidade.
                                        Quando se determina efetuar uma troca interna e se elege um caminho, não se conhece o gozo espiritual que produz o êxito. Dentro de breve, ao reconhecer os benefícios que vamos conquistando, nós vamos fazendo mais e mais sensíveis a esse estado de harmonia, de retidão consigo mesmo, como vamos eliminando de forma inconsciente o ego não equilibrado, como aproveitamos a energia, como aprendemos a reconhecer o falso do verdadeiro, como irradiamos paz, alegria, tranqüilidade, que não só nos beneficia, senão a todos que nos rodeiam.
                                         Para fazer mais efetiva a motivação das mudanças, devemos permanentemente alimentar-nos com emoções positivas, visualizando-nos com este gozo espiritual do êxito, ou da batalha ganha, devemos enriquecer essas visualizações com pequenos detalhes que nos agradam, emocionando-nos com o gozo obtido e medir constantemente nosso grau de avanço. Escrever nossas experiências e resultados é extraordinariamente motivador, escrever nossas sensações, analisai-las. Quando não podemos conseguir algo, pedir ao Creador a força para seguir na luta. Tudo isso não se pode conseguir se não se tem perseverança, disciplina, força. Devemos ter confiança que conseguiremos o objetivo e também muita vontade.

8 comentários:

  1. Estava lendo o livro dos espirito, e de repente veio a minha mente "transmutação", e acessei o google com esta palavra, e li esta linda e pronfunda mensagem que caiu como uma luva e corresponde com o momento mágigo que estou vivendo atualmente, renovando dia a dia minha mente, eliminado os sentimentos mesquinhos que nutria dentro da minha alma, o resultado é justamente este, integração e harmonia com o universo.
    obrigada pela sábias palavras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Livro Sagrado é bem claro quando diz que quem pede se dá, quem bate se abre e quem procura encontra, assim como você está encontrando o que precisa para efetuar a transformação de que tanto necessita.
      Fé e luz para seus caminhos.

      Excluir
  2. É Incrível como a nossa mente assimila tanta coisa ao longo do tempo, e vai transformando em uma teia de ilusões que se não tomarmos cuidado em nos desvencilhar desta teias, nos tornando prisioneiro e saber que a cada dia me liberto desta teia, tem me deixado muito em paz comigo.

    abs

    ResponderExcluir
  3. A maior prisão, caríssima Luciana, é a espiritual que o priva da liberdade que há na legalidade, ou seja, em obedecer as leis espirituais. Quanto mais distantes da verdade mais presos estaremos às ilusões que impedem que a alma seja plenamente feliz.
    Quando começamos a arrebentar as correntes que nos prendem ao mundo transitório de encantos mil entramos na esfera da paz infinita que o mundo não pode comprender.

    ResponderExcluir
  4. A maior prisão, caríssima Luciana, é a espiritual que o priva da liberdade que há na legalidade, ou seja, em obedecer as leis espirituais. Quanto mais distantes da verdade mais presos estaremos às ilusões que impedem que a alma seja plenamente feliz.
    Quando começamos a arrebentar as correntes que nos prendem ao mundo transitório de encantos mil entramos na esfera da paz infinita que o mundo não pode comprender.

    ResponderExcluir
  5. É exatamente o que venho vivenciando, é uma prazer indescritível, o fato de me despreender das ilusões do passado, tem me deixado mais leve de bem com o universo, é um estado de calma, que muito não compreende, por isso não comento, sigo em silêncio nesta busca incessante pela minha conciência.

    abraços

    obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É incrivel a sensação de estar se livrando de fardos pesados que nos prendem ao mundo físico passageiro e ilusório.
      A Verdade nos diz vinde a mim vós que estais cansados e sobrecarregados e Eu vos aliviarei.
      Aprender a se livrar de tais ilusões/fardos é o Poder da Verdade atuando para nos aliviar de tudo o que é mentira e desvia nosso coração do Caminho Estreito.
      Dádivas para você

      Excluir
  6. "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." (II Timóteo 4 : 7) Temos sempre que focar este trabalho interior pois dele depende do nível e nossa morada espiritual mais próxima ou mais distante do Mundo de Deus.

    ResponderExcluir

Uma só Familia, Um só Deus e uma só Religião: A Consciência
Deixe sua opinião para juntos crescermos em Espírito e em Verdade.