O verdadeiro místico, embora um dos seus principais meios de progresso são os estudos, ele não se apega as formas exteriores da Doutrina, não se apega a ensinamentos que são editados em livros frutos da experiência mística de outros fraters; ele deseja a sua própria experiência.
Ele não se contenta em ver com os olhos de alguém que viu, ele não se satisfaz em ouvir o que alguém ouviu, o que alguém sentiu ou tocou, ele quer ver, ouvir, sentir, tocar por si mesmo. Ele quer ser original e criativo; quer ser individual.
Embora esteja "demorando" a revelação da Verdade em si, ele não toma por verdade aquilo que outros o disseram ser a verdade por que ele intui que a Verdade se manifesta a todos que A buscam como diz o Santo Livro: "E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á;" (Lucas 11 : 9) e se guia principalmente pela Esperança na Certeza de que o Caminho é feito para se caminhar.
Ele sabe que a Verdade não está em livros, pois estes podem apenas explicar como ela é, mas não podem colocar nela. Ele compreende a chave que diz: "Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;" (Hebreus 8 : 10) e "E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos terão sonhos;" (Atos 2 : 17) e "E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior." (Hebreus 8 : 11)
Assim, enquanto não tem a sua experiência, enquanto não vê com os seus próprios olhos ele se eleva pela liberdade da Compreensão da Sabedoria e com suspiro de Amor pelo Inominável o verdadeiro místico diz: Eis me aqui, fazei de mim Vosso Trono Santo, minha alma é teu templo, venha ministrar e revestir-me de incorruptibilidade e imortalidade.
O verdadeiro místico sabe que é habitáculo da Verdade e que como os dois triângulos se unem para se formar uma só figura, o hexagrama, um dentro do outro, o místico canta as palavras do Santo: "Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim." (João 17 : 23)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Uma só Familia, Um só Deus e uma só Religião: A Consciência
Deixe sua opinião para juntos crescermos em Espírito e em Verdade.