domingo, 15 de julho de 2012

Antigo e novo caminho - Comentários


                                "ORA, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço; Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção.  Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue".(Hb 8)
                                    Uma coisa podemos perceber que é igual nos dois caminhos, na justificação pelas leis moisaicas e na justificação pela fé no sacrifício de Cristo: O sangue. Os dois caminhos foram inaugurados com sangue e sem este não poderiam existir. " Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissope, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, Dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado. E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério.
                                     E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes".
                                     O sangue de Cristo inaugura o novo caminho onde todas as almas podem trilhar pois ele já foi trilhado por Yeshua de maneira que quando o seguimo vamos para o mesmo lugar para o qual Ele está nesta exato momento. Cristo trilhou o antigo caminho (a lei) criando assim um novo caminho por intermédio de si mesmo, do Seu próprio corpo. Por isso Ele afirma: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ningém vem ao Pai se não por mim.
                                      Assim concluímos que não é por obras da carne mas sim pela graça do Criador é que somos salvos de nossas próprias semeaduras negativas e contrárias a vontade Dele, somos salvos de uma colheita negativa que nós mesmos plantamos; Somos salvos pelo novo caminho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma só Familia, Um só Deus e uma só Religião: A Consciência
Deixe sua opinião para juntos crescermos em Espírito e em Verdade.