domingo, 10 de junho de 2012
Cristo: a Luz do mundo
Na perspectiva da gnose, o Cristo, a "Luz do Mundo", é a Inteligência universal, já que o Verbo é a Sabedoria do Pai. O Cristo é a Inteligência do macrocosmo e do microcosmo; Portanto, Ele é a Inteligência em nós (1) e a Inteligência no Universo e um fortiori em Deus; nesse sentido, pode ser dito que não há verdade ou sabedoria que não venha de Cristo, independentemente de tempo ou lugar; (2) Da mesma forma que "a Luz brilha nas trevas e as trevas não a compreenderam", a Inteligência brilha nas trevas das paixões e ilusões. A relação do Filho para com o Pai é análoga à relação do puro Amor para com o Ser ou da Inteligência para com o eu, e é por isso que somos, na Inteligência ou na Graça santificada, irmãos de Cristo.
Da mesma forma, o Cristo é prefigurado no todo da criação; esta contém também um aspecto de encarnação e outro de crucificação. Numa escala menor, a humanidade, e com ela o humano individual, é uma imagem do Cristo, contendo os dois aspectos: o homem é "encarnação", com sua Inteligência e liberdade, e "crucificação", por causa de suas misérias.
Do ponto de vista da doutrina, a gnose cristã nada mais é do que uma metafísica trinitária (3) (referente à Trindade), com suas aplicações microcósmica: nossa existência pura, corresponde ao Pai; nossa inteligência pura, ao Filho, e nossa vontade pura, corresponde ao Espírito Santo. A linha vertical da cruz denota o relacionamento do Pai para com o Filho, enquanto que a linha horizontal simboliza o Espírito Santo; este procede do Pai e é delegado pelo Filho, o que significa que o Espírito, que é ao mesmo tempo, Beatitude e Vontade, procede do Pai e também do Filho (Filioque), na medida em que Ele representa o Pai, mas não quando Ele é distinto do Pai. O Pai está além do Ser, o Filho é o Ser e o Espírito é Beatitude e manifestação; quando a perspectiva está limitada à ontologia, o Pai é o Ser, o Filho a Consciência do Ser. Dizer que o Espírito Santo é Beatitude e manifestação - qualquer que seja o nível de perspectiva, ontológica ou supraontológica - significa que é, ao mesmo tempo, a vida interior e a projeção criativa da Divindade; trata-se de uma expansão ou uma exalação in divinis , ao mesmo tempo que um surgir ex divinis; por um lado, é Beatitude interna e contemplativa, por outro, Beatitude externa e ativa.
É por esta razão que no sinal da cruz, o Espírito Santo "ocupa" toda a linha horizontal; poderia até mesmo ser dito que ao se fazer o sinal, as palavras Spiritus Santus designam o Espírito in divinis, e a palavra Amem o Espírito na criação, se tal expressão for permitida.
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