quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Instinto e Razão


                                         Instinto e razão são os dois pilares que separam o homem animal do homem espiritual, aliás o que nos torna seres humanos é o uso consciente da razão sobre as demais manifestações da alma, ou seja, os sentimentos e desejos. Quando agimos instintivamente e não usamos a razão para nos guiar a tendência é sempre termos uma surpresa quanto ao resultado de tal atitude que pode ser bem negativo.
                                         A Razão é a nossa ferramenta que administra as mainifestações da alma de manira coerente e de acordo com os precitos do Altíssimo. É uma faculdade da alma, uma faculdade do espírito que nos permite julgar o que é bom para nós, a tomarmos decisões baseados na realidade espiritual e não na realidade de emoções e desejos. Quando usamos a Razão é impossível errarmos na decisão, pois ela é tomada com bases nas leis tanto da sociedade como do espírito eterno.
                                         Agimos instintivamente quando não usamos a razão para pesarmos os pró e os contra de tal atitude, tomando atitudes em cima de emoções que nos mina e bloqueia o nosso entendimento prejudicando aos outros e acima de tudo a nós mesmos. Um ser humano impulsivo é um seu humano destrutivo por que as suas atitudes alem de criar caos tende a romper os limites do bom fluir de todas as coisas.
                                         Nossas atitudes devem ser tomadas baseadas nas leis espirituais que regem a harmonia de todos e somente conseguimos agir assim se usamos a nossa razão, por isso torna-se necessário aprendermos como ela funciona para que o seu uso seja totalmente consciente. A razão nos permite optarmos pelo que é justo e reto e não nos permite tomarmos atitudes que não estejam dentro destes parâmetros nos fazendo descartar tudo o o que é contrário a este.
                                          A razão é fruto de uma espiritualidade sadia, da comunhão verdadeira com o Criador em todos os sentidos e ela somente se manifesta quando estes fatores são a regra do nosso coração, de nossa alma; do contrário sempre estaremos sujeitos aos efeitos de nossas atitudes instintivas, ou seja, de nossas ações inconscientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma só Familia, Um só Deus e uma só Religião: A Consciência
Deixe sua opinião para juntos crescermos em Espírito e em Verdade.